quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Análise: O rádio esportivo em Belém,por Eric Monteiro



Neste post,falarei acerca das emissoras de rádio que cobrem esportes na cidade de Belém (PA). Nele, mostrarei os pontos fortes e fracos,sob a minha óptica. Às análises:]

Rádio Clube do Pará (equipe própria,liderada por Guilherme Guerreiro)

Pontos fortes: Acompanhamento sempre in loco dos clubes paraenses em todas as suas divisões,além de massivo acompanhamento dos regionais e amadores do Pará,além de uma grande equipe,que facilmente consegue dar conta da demanda de jogos,além de extensa grade voltada ao desporto.
Pontos fracos: Falta de renovação dos profissionais,pouco uso de alguns da equipe (Jones Tavares,por exemplo,fez apenas 10 ou 11 jogos,segundo postagens do arquivo do blog,enquanto Jorge Anderson,que,além de narrar.é também repórter do jornalismo,e Mauro Borges,repórter,cobriram (e cobrem) diversas partidas) e excesso de menções a políticos (o que a torna uma equipe baba-ovo,mesmo que a rádio pertença a políticos,

Rádio Liberal (equipe terceirizada,comandada por Ivo Amaral e coordenada por Abner Luiz)

Pontos fortes: Não tem
Pontos fracos: Excesso de off tubes,não envio de profissionais em partidas televisionadas (em jogos sem TV,é enviado narrador,repórter e, às vezes,comentarista) e centralização de transmissões num único narrador (quase sempre,é Toninho Silva quem narra quase todos os jogos,pois Abner Luiz quase não os faz,exceto quando a Dupla Re-Pa joga no mesmo dia, e Cleiton César só narra depois do Parazão (quando narra),pois é um dos dois narradores da TV Cultura do Pará)

Rádio Marajoara (equipe própria,coordenada por Jesiel Lima)

Pontos fortes: Uma cobertura boa dos times paraenses,possuindo a segunda maior grade desportiva do rádio belenense (a maior é da Clube).
Pontos fracos: Na maioria das vezes,no Parazão,a equipe fica apenas com um narrador,o próprio coordenador Jesiel Lima,pois Frank Souza e Carlos Reis fazem a maioria dos jogos na Cultura FM. Além disso,a emissora possui apenas 4 repórteres,sendo 3 setoristas e um volante/folguista,quando (na minha opinião),deveria haver 6 repórteres (3 setoristas e 3 volantes/folguistas),além da fixação de Frank e Reis na Super,sem simultaneidade co'a Cultura FM.

Rádio Cultura (equipe própria,coordenada por Edson Matoso)

Pontos fortes: Não tem
Pontos fracos: A emissora deveria cobrir a temporada futebolística toda,não apenas o Parazão. Afora isso,deveria contar com profissionais apenas seus,pois,como dito acima,dois narradores da Marajoara também são contratados da emissora pública. Aquando acaba o Paraense,todos ficam trabalhando com jornalismo (exceto Manoel Alves,que aborda esporte amador no Grupo RBA,no Diário do Pará e na Rádio Clube,para ser mais exato).

Este espaço está aberto para concordâncias ou discordâncias acerca da visão do autor,quer dos ouvintes,quer,inclusive,dos integrantes das equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário